Remo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: DN18
Sigla: R
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPDN 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira
Corpo docente:

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos da Canoagem
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática das modalidades desportivas.
Identificar e saber executar os gestos técnicos das modalidades desportivas.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.

Conteúdos programáticos

História do Remo.
Técnica de Remo (métodos, procedimentos e instrumentos).
Terminologia do Remo: barcos e acessórios.
Segurança no rio.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.

Metodologias de ensino

O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado à canoagem, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Trabalho em grupo - 30%.
- Teste - 25%
- Avaliação prática 35%.
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Bibliografia

Shepard, R. (1998). Science and Medicine of Rowing: a review. Journal of Sports Sciences. 16: 603-620.
Halon, T. (1998). The Sports Rules Book. USA: Human Kinetics.
Recursos didáticos: As aulas teóricas (expositivas), teórico-práticas (aplicação da aprendizagem experiencial).

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